SUSTENTABILIDADE
Na Curió fazemos aquilo que acreditamos. Roupas produzidas com responsabilidade e criadas com cuidado devem ser a regra, não a exceção e partilhamos esse compromisso com nossos pequenos humanos.
Buscamos criar produtos confortáveis e com estilo, mas que também respeitam as pessoas e o meio ambiente, procurando sempre substituir materiais convencionais, por outros mais sustentáveis. Embora produzir bens sempre tenha um impacto, estamos determinados a fazer o melhor que pudermos nessa jornada.
Temos orgulho em dizer que nossa coleção de roupas é feita de tecidos responsáveis. Conheça sobre nossos materiais e práticas.
NOSSOS MATERIAIS
ALGODÃO ORGÂNICO
O ALGODÃO ORGÂNICO é cultivado com sementes não transgênicas, e sem uso de agrotóxicos ou pesticidas.
Ao contrário da cultura tradicional de algodão, a cultura orgânica contribui para a saúde do solo, da água, do ar e das pessoas, promovendo uma maior qualidade de vida para os seus produtores.
Tanto a produção como a comercialização do algodão orgânico viabilizam uma melhor relação entre o mercado e esses pequenos produtores. Com um preço de venda maior do que o algodão convencional, estão ligados às práticas de comércio justo (fair trade).
Por se tratar muitas vezes de pequenos negócios familiares o processo de plantio e colheita é feito manualmente. Esse algodão, ao ser transformado em malha, não recebe todos os produtos químicos que uma malha tradicional receberia, nem passa por todos os processos tradicionais, tendo um consumo de água reduzido. Logo esse artigo adquire características singulares, como variações na coloração e eventuais pontinhos de cor ocasionados por casquinhas ou folhagens.
Trabalhamos com algodão certificado pela GOTS (Global Organic Textile Standard/ Padrão Global de Têxteis Orgânicos). Outro ainda sem selo, pelo processo de certificação de orgânicos ser burocrático e custoso. E um terceiro, com a denominação de ecológico, cultivado por pequenos agricultores do Ceará, com certificado orgânico IBD (Instituto Biodinâmico).
FIBRAS DIVERSAS
Artigos feitos com materiais têxteis que seriam descartados e são transformados em fios reciclados. Os resíduos têxteis e retalhos de confecções são separados manualmente por cor, triturados e desfibrados para virarem um novo fio. Esses artigos não passam por processo de tingimento e a tonalidade do tecido segue a cor dos materiais originários, por esse motivo, podem apresentar mesclas e variações na cor.
Resíduos têxteis e retalhos de confecções são separados manualmente por cor, triturados e desfibrados para virarem um novo fio. Esses artigos não passam por processo de tingimento e a tonalidade do tecido segue a cor dos materiais originários, por esse motivo, podem apresentar mesclas e variações na cor.
A denominação FIBRAS DIVERSAS, segue as normas do INMETRO, e se dá pelo motivo da matéria prima ser composta por fios desfibrados com base em algodão que podem conter em sua composição outras fibras não determinadas em menor proporção, o que impossibilita a determinação exata dos seus componentes.
ALGODÃO DESFIBRADO
A malha de ALGODÃO DE DESFIBRADO é feita com fios produzidos através de fibras de algodão recicladas. Resíduos têxteis são separados manualmente por cor, triturados e desfibrados para virarem um novo fio. Esses artigos não passam por processo de tingimento e a tonalidade do tecido segue a cor dos materiais originários, por esse motivo, podem apresentar mesclas e variações na cor.
Ainda, por não serem tingidos, economizam água e produtos químicos, o que reduz o consumo de aproximadamente 80 litros de água por quilo de malha.
TINGIMENTO COM BASE EM CORANTE NATURAIS
Os corantes naturais são usados há milhares de anos, mas perderam espaço desde que os corantes sintéticos foram desenvolvidos. Hoje, com a busca por opções mais sustentáveis, é possível trazer esses métodos para uma escala maior de produção, o que gera um menor impacto ambiental.
Entre os corantes utilizados estão a cúrcuma, a clorofila, a casca de laranja e o urucum. No acabamento da malha, para garantir conforto, maciez e caimento são usados amaciantes provenientes de óleos essenciais de cascas e sementes.
CUIDANDO DOS DETALHES
Na Curió escolha do material menos agressivo ao meio ambiente não se aplica apenas aos tecidos e malhas das roupas, mas também às etiquetas, aos tags, à embalagem do produto… Hoje, a maioria dos nossos materiais são orgânicos, reciclados ou biodegradáveis.
• Nossas EMBALAGENS do e-commerce são feitas em envelopes de papel kraft, que não passam por processos de branqueamento e são selados sem fitas plásticas, evitando o plástico de uso único. Além disso, o envelope otimiza espaço no transporte, o que significa menos veículos em trânsito. Esse envelope também pode ser reutilizado em caso de trocas ou devoluções.
• Nossas peças são entregues em um saco de algodão cru, que ajuda a protegê-las de danos durante o transporte e que podem ser reutilizados pelo cliente para fins diversos.
• Nossos TAGS são de papel reciclado e as etiquetas das roupas são de material biodegradável.
• Optamos por não usar plástico nas nossas embalagens. Ainda que existam opções biodegradáveis, esses materiais precisam ser adequadamente compostados. Quando jogados na lixeira, é provável que acabem em um aterro sanitário sem a temperatura adequada e o oxigênio que precisa para se decompor.
– Selo Eu Reciclo: Fazemos a COMPENSAÇÃO AMBIENTAL das embalagens que colocamos no mercado, remunerando cooperativas e operadores para retornarem à cadeia produtiva uma quantidade de material equivalente. Nesse modelo o impacto negativo da embalagem no meio ambiente está sendo compensado e a cadeia de reciclagem está sendo valorizada e incentivada.
Além de identificar materiais responsáveis para nossas coleções, também restringimos a entrada de materiais em nossa cadeia de suprimentos, como pelo e pele animal e têxteis convencionais, como algodão convencional e bci, nylon e poliéster.
QUEM FAZ NOSSAS ROUPAS
“Exija qualidade não apenas nos produtos que compra, mas na vida de quem os fabrica” – Orsola de Castro, co-fundadora do Fashion Revolution, um movimento que trabalha em direção a uma indústria da moda sustentável.
Buscamos construir relacionamentos sólidos, que gerem valor para nossos parceiros, para nós e para nossos clientes.
A Curió não possui fábrica própria. Para a confecção das peças temos empresas parceiras que compartilham do mesmo compromisso com a sustentabilidade, com condições de trabalho justas e com salários dignos.
Nossas peças são feitos pelas mãos de uma empresa fundada por três mulheres, costureiras, que perceberam a urgência em valorizar o trabalho de confecção, tão fundamental mas que costuma ser desfavorecido pelo mercado. Temos também como parceiros nessa jornada uma cooperativa formada por mulheres e homens agricultores, coletoras de sementes, fiadoras, tecedores, costureiras e serigrafistas, organizados em uma rede de economia solidária. Processo que se inicia no plantio do algodão agroecológico, passa por sua transformação até a confecção das peças.
Somos uma pequena família e produzimos em quantidades cuidadosas para evitar excedentes de produção. E para minimizar desperdícios, materiais restantes como retalhos e outras sobras de produção são doados para instituições sociais ou repassadas para empresas de reciclagem.
CUIDE E FAÇA DURAR
Saiba o que você pode fazer para minimizar seu impacto e prolongar a vida de seus itens favoritos do guarda-roupa. Temos aqui algumas sugestões:
CUIDE
• Cuide bem das roupas. Roupas mais sustentáveis são também aquelas que duram mais.
• Lave apenas quando necessário e seguindo as instruções de lavagem que estão na etiqueta da peça. A fase de uso pelo consumidor é uma das mais impactantes no ciclo de vida do produto.
• Use a máquina de lavar na capacidade máxima. O consumo de energia de meia carga é quase o mesmo de uma máquina cheia.
• Use água em temperatura ambiente para lavagem, é mais gentil com o planeta e com os tecidos.
• Prefira usar o varal para secar em vez de secadora e economize também energia com o ferro de passar.
FAÇA DURAR
• Dê uma segunda chance à peças com manchas ou furos. Faço reparos com sobras de tecido ou patches.
• Quando não servir mais, passe para frente. Repasse para amigos ou familiares, doe, revenda ou troque.
COMPRE CERTO
• Procure por peças produzidas de forma ética e confeccionadas com matéria-prima responsável.
• Pergunte às marcas, questione sobre seu trabalho de sustentabilidade.
• Apoie empresas que se comprometem com causas socioambientais <3